segunda-feira, janeiro 05, 2004

O Homem de fato cinzento

...são seis e meia da manhã. O homem saíu do quarto vestido no seu pijama.
Já se dirigiu para a sala e ligou o televisor. Procura as primeiras noticias.
Faz-se sentir o cheiro das habituais torradas e do odor intenso do after-shave.
São sete horas e 13 minutos. O homem está a lavar os dentes em frente ao espelho, ainda embaciado, da casa de banho.
O azul com riscas brancas da sua camisa serve de fundo a uma gravata azul escura, gravada com pequenas imagens dispersas de cornucópias.
O puto nunca mais acaba de comer os cereais..
Já no carro, põe o sinto de segurança, e lembra-se, que tem de telefonar á Saidosol Lda, que tem de falar com o Sr. Ramalho a fim de saber o Cost Carry do empréstimo utlizado para atingir a pretendida Margin Call, e que o miudo sai ás 18 da escola. A mãe não vai poder esperá-lo mais logo.
O transito está terrível, e andar em Lisboa de carro a esta hora é mesmo de doidos. Aparece cada abécula pensa ele para si. Como é uma pessoa de personalidade vai resmungando pontualmente, mas não é do seu feitio perder a calma. Coça o couro cabeludo, irritado pelo gel que lhe empertiga o cabelo.
Não está enervado, nem mesmo stressado, mas a colarinho já lhe aperta o pescoço, apesar de continuar a pensar que o fato e gravata é a roupa mais confortável que conhece, depois do seu pijama. Já usa fato e gravata há mais de 20 anos. Sente-se nu quando não o usa.
Está sentado na secretária de madeira. Ouvem-se os zumbidos das fotocopiadoras, dos Faxes, dos monitores, ouvem-se o martelar dos teclados, e os estalidos dos ratos.
...são 8.30, chegou um pouco mais tarde do que o habitual. Tem 38 mails para ler.
...9 horas o pessoal começa a entrar ao serviço. Tem o casaco pendurado nas costas da cadeira e já telefonou a 5 clientes, ao mesmo tempo que vai abrindo os mails.
...11 horas...um café e um cigarro. Ventil, que é para perder menos tempo a fumar.
Ontem houve derby. A conversa com os clientes torna-se mais fácil. Parece que todos os homens de negócios são fãs incondicionais de "desporto rei".
Felicitações, o homem conseguiu fechar um negócio com uma excelente margem. Como pareceu crescer em minutos. É um homem de facto!
...12.30, vai-se dissipando o cheiro do after-shave.
...1315...de pé, a almoçar encostado ao balcão, vai lutando com os cotovelos, impondo o seu território em disputa com o vizinho do lado. Havíam de o ver. O restaurante chama-se "DuChaise", e já o frequenta desde que entrou para o escritório, há 17 anos.
...20 horas. A mulher ficou a fazer o jantar. Ele está a fazer o seu jogging.
Passou por duas loiras muito atraentes, o Sr. Ramalho ainda não lhe soube dizer o valor do Cost Carry. Nota-se que está irritado.
...Está sentado em frente á televisão a ver o telejornal. E o anúncio do DVD lembrou-o que agora toda a gente fala sobre o DVD. Ele não assiste a muitos filmes mas está inclinado para comprar um também. Se amanhã conseguisse concluir o negócio com a Demba de Mozambique..isso é que era não é meu bom homem?
...24...chegou a altura de dormir. Falou um pouco com a mulher. Riu-se com ela pois quando foi buscar o miudo, viu-o muito juntinho a uma loirinha, que devia ser colega de turma. Beijou a mulher, e adormeceu com o nome do Sr.Ramalho gravado na almofada.
......são seis e meia da manhã. O homem saíu do quarto vestido no seu pijama.
Já se dirigiu para a sala e ligou o televisor. Procura as primeiras noticias.
Faz-se sentir o cheiro das habituais torradas e do odor intenso do after-shave...
São sete horas e 13 minutos. O homem está a lavar os dentes em frente ao espelho, ainda embaciado, da casa de banho.
O amarelo com riscas brancas da sua camisa serve de fundo a uma gravata castanha escura, gravada com pequenas imagens dispersas de cornucópias.
O puto nunca mais acaba de comer os cereais..

Sem comentários: