quarta-feira, janeiro 21, 2004

Citando IV

"Au plus élevé trône du monde, si ne sommes nous assis que sur notre cul."
Michel de Montaigne

Esta frase é simplesmente deliciosa!
De facto, por mais presunção que tenhamos, por mais egocêntricos que consigamos ser, mesmo quando achamos ser donos da razão ou da moral, fazendo destes predicados o nosso trono, o facto é que estamos apenas acima do nosso rabo! Encontramo-nos somente em superioridade quando em relação ao nosso cu.
Tenho o hábito de dizer que tudo não passa de uma questão circunstancial limitada pelas conjunturas. Nem sempre uma pedra caída no chão provoca eco, nem sempre a água reflete a imagem. Raramente somos o que pensamos ser nos momentos, em que vendados pela presunção, dificilmente perceptuamos serem os menos oportunos.
Atesto a minha afirmação com mais uma citação, agora deste senhor, Thomas Arnold, que disse: "What we must look for here is, first, religious and moral principles; secondly, gentlemanly conduct; thirdly, intellectual ability.". Dirigia-se aos seus pupilos da escola de Rugby.
Talvez se confirme ser realmente mais produtivo dizer sempre o contrário do que tencionamos dizer com verdade, do que encriptarmos a verdade com a autoridade auto-adquirida das frases sem erro, em geral feitas lei pelo intelecto superior, não ultrapassando a doce realidade de tudo não ser mais que uma frase vinda do cu.


VOCES INANEM



Sem comentários: