terça-feira, março 09, 2004

Super Seres

Li um artigo no jornal habitual dos meus Sábados, porque isto de ter um Sábado já se tornou um hábito também, e que me fez pensar no quanto ainda estamos atrasados relativamente aos Marcianos que por certo um dia virão invadir o nosso querido planeta, pelo que nem os Americanos o poderão evitar.
A Câmara Municipal de Lisboa, e espero que o gesto seja alargado ao país, vai encetar uma série de modificações urbanisticas tendo em vista a simplificação da vida em sociedade dos elementos "deficientes" da nossa praça. É obvio que não estou a falar de gente estupida mas de pessoas que tendo dificuldades motoras, visuais ou de outro género, acabam por enfrentar um mundo de adversidades ao qual nos encontramos alheios. Esta falta de atenção pode ser justificada pelo andarmos sempre em correrias diárias, mas, se pensarmos bem, esta não será uma boa justificação para um invisual, por exemplo.
Tenho um vizinho meu que é surdo. Por acaso, e com alguma sorte, os seus pais têm um nivel de vida acima da média Portuguesa, pelo que o enviaram para os E.U.A. a prosseguir os estudos universitários onde se destacou brilhantemente. Mas, como é Português, este surdo, e os seus pais estão a viver aqui, o rapaz que é meu vizinho, voltou a casa feito Homem e anda a tentar arranjar trabalho. Reparem que abandonou nos "STATES" a carreira de docente que exercia com prazer. Há valores que falam mais alto, diz-se á boca larga...
Confesso que a imagem dos E.U.A. não me agrada, contudo, ao que parece, sabem ser mais humanos e precavidos nestes assuntos do que a velha Europa, velho pólo de cultura.
Também ao que parece, vão ser gastos uns milhões...Há que mudar pavimentos, degraus, escadas e muitas outras coisas. Finalmente!! Pelo menos já têm um plano, e estão cientes de que é necessário aplicar a ideia. Veremos quanto tempo levará a sua realização. Talvez se apresse caso uma ou duas invasões alienigenas que nos ensinem a melhorar a nossa natureza animal.
Claro que sei que há pessoas que discordarão da minha opinião! Até porque deixaremos de ter "deficientes" tão fortes como temos hoje, e que ganham medalhas na área do desporto. É só imaginar os braços dos tipos de cadeira de rodas, os cegos que já são resistentes a paredes, e por aí a fora. Em verdade não deixam de ter razão, mas deixem estas pessoas decidir se querem ser mais fortes ou preferem passar um dia da sua vida sem parecer estar num concurso tipo "jogos sem fronteiras".


Sem comentários: